Trabalho na Peixaria e Minhas considerações sobre Trabalhar na Itália

Tem tanta coisa acontecendo ultimamente por aqui, que acabei fazendo mais vídeos do que posts. Mas como vocês já devem ter percebido, nem todo vídeo que faço para o canal LarissanaItália vem acompanhado de post e nem todo post virá acompanhado de vídeos. Mas neste caso, o assunto tem a ver com algo que já foi mencionado em vídeos. Então vou relacionar as duas coisas.


No vídeo abaixo, explico um pouco sobre como foi encontrar trabalho em um peixaria e falo sobre a semana de teste:





Neste outro vídeo falo um pouco sobre o Resultado do Teste na Peixaria.


Minhas Considerações:

Como essa é a segunda vez que encontro trabalho por aqui (terceira se contar a breve experiência de poucos dias em um restaurante), sinto que já tenho um pouquinho de bagagem para fazer comparações.

Estou aprendendo muito sobre o que significa trabalhar na Itália. Percebi que normalmente, os patrões italianos são bem exigentes e detalhistas. Se precisam te ensinar um trabalho, eles normalmente vão te ensinar nos mínimos detalhes. Eles não têm papas na língua quando precisam dizer o que pensam e, em alguns momentos chegam a ser grosseiros. 
O conselho que posso dar para quem faz trabalhos como este que estou fazendo agora, é que tenha muita paciência. Às vezes parece que quando você começa a aprender algo que nunca fez, seu cérebro se enche de informações e fica prestes a explodir (também pelo fato de que o seu chefe quer que você aprenda tudo no menor tempo possível). Mas não se preocupe. Um dia após o outro, as coisas vão se ajeitando. O importante é chegar em casa e se desligar um pouco, relaxar e recarregar as energias para voltar com força total e melhor do que nunca no dia seguinte.
Nesse meio tempo, também andei pagando alguns micos, porque como disse nos vídeos, sabia bem pouco sobre  peixes. Acontece muito, por exemplo, de um cliente chegar no balcão, pedir um peixe e eu não ter idéia de qual peixe ele está falando! Nestes casos, eu finjo que não entendi, peço para o cliente repetir. E como (graças à Deus!), os italianos são muito expressivos, normalmente eles repetem já apontando para o que querem. Adoro isso!
No meu primeiro dia, uma senhora que viu que eu estava aprendendo, disse que queria ser atendida por mim para que eu pudesse me exercitar e fiquei toda feliz. Consegui fazer tudo certinho! 
E acho que já comentei que italiano não faz fila. Então sempre que termino de atender um cliente tenho que perguntar: "Chi c'era?", que em português seria algo como "Quem é o próximo?". E incrivelmente eles sempre sabem quem é o próximo. 
Em alguns momentos é um trabalho bem divertido, mas sei que não é o que quero fazer pelo resto da vida. Mas por enquanto, como dizem os italianos, "Le cose stanno così." (As coisas estão assim).


Um beijo à todos e até breve,

Larissa.

Comentários

  1. Parabéns Lariii!!! Feliz por vc.. Um grande bjo. Thais Dinis

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Larissa!!! Tbm arranjei um emprego ha pouco tempo. Fico muito feliz por vc! Bjoss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As italianas se vestem assim

Vida na Itália: Pão francês na Itália. Existe?

Vida na Itália: As curiosidades de uma casa italiana