Viver um Terremoto por Larissa na Itália

Só quando já estava dentro do avião, vindo morar definitivamente na Itália foi que me fiz a pergunta: "Mas... a Itália não é um país sísmico?". Sim. A Itália é um país sísmico. Algumas regiões estão mais sujeitas a sofrer com terremotos e outras menos.
Aqui em Ancona eu sempre ouvi amigos e parentes dizendo que passaram por essa triste experiência. Mas uma coisa é ouvir falar. Outra coisa é sentir na pele.
Na madrugada do dia 21 de julho de 2013 acordei assustada. Eram mais ou menos 03h30. Meio sonolenta, a primeira coisa que senti foi a cama que tremia. Estava naquele estágio entre o dormir e o acordar. O próximo barulho que meus ouvidos conseguiram identificar foram os vidros da janela - vibravam como uma grande caminhão passa na rua. Longe eu ouvia um barulho que mais tarde batizei com o nome de "terra se movendo". Fiquei apavorada. Acho que nunca senti tanto medo em toda a minha vida.  O terremoto pode ter durado 5 segundos ou 20 segundos, mas não tenho como saber. Só sei que para mim, pareceu uma eternidade. Já tinha ouvido muita gente dizendo que quando acontece, é preciso correr para um lugar onde não haja risco de que nenhum objeto caia na sua cabeça como o vão da porta ou debaixo da mesa da cozinha, por exemplo. Mas o medo me paralisou e continuei no escuro do quarto deitada sobre os cotovelos esperando que parasse. Quando aquele pesadelo real terminou eu ainda fiquei ali, esperando que mais alguma coisa acontecesse, esperando um grito, algum outro som, mas nada. Tudo ficou silencioso novamente. Foi só então que me lembrei de acordar o Francesco, que dormia tranquilamente ao meu lado. Quando ele acordou, eu disse: "Sentia a cama se mexer...". Ele não respondeu nada. Fomos à cozinha e eu tomei um calmante bem levinho tipo maracugina. Sentia o coração muito acelerado. Alguns minutos depois, meio relutante, voltei para a cama. Fiquei ali de mãos dadas com meu marido e tentei dormir. Quando finalmente peguei no sono, outro terremoto! Devo ter praticamente saltado da cama porque ele, que estava meio dormindo e meio acordado, me consolou dizendo: "Já vai passar." E após alguns segundos, de novo, passou. Mas dali em diante, a noite foi uma tortura. Dormia e acordava o tempo inteiro e toda hora tinha a sensação de que a cama estava tremendo de novo. Quando me levantei minha sogra ligou pra saber se estava tudo bem e aproveitei pra perguntar sobre a magnitude do terremoto. 4.9 na escala Richter. A escala vai de 01 a 12, sendo um o mais fraco e doze o mais forte. Mais tarde, falando com amigos e parentes por telefone, também descobri que normalmente quem mora em andares mais altos, sente mais forte. Eu moro no térreo e senti como descrevi. Não quero nem pensar em quem mora em andares mais altos.Nos dias que se seguiram, acho que fiquei meio traumatizada porque toda vez que ouvia um barulho, sentia o coração querendo sair pela boca. Agora já me sinto muito mais calma. Gostaria de pensar que não, mas se ou quando acontecer novamente, espero reagir com mais calma. 




Um beijo à todos,

Larissa.

Comentários

  1. Vivi essa experiência tb em fev/2010 no Chile. O que mais me impressionou foi o ruido tenebroso da terra se movendo, o chão fazendo ondas e as árvores a ponto de serem arrancadas do jardim. O pior mesmo é saber que no Brasil a familia desesperada de preocupação imaginando o pior. Tenso demais.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Tudo bem?
    Bom, eu estava pedindo esse favozinho só pros amigos que moram fora. Mas consegui poucas fotos e tá chegando o dia de fazer a surpresa. Vou montar tudo no dia 01 de agosto... tô ficando nervosa...daí resolvi procurar nos blogs amigos brasileiros que moram em outros países!!! ;)

    Então, o assunto é: eu vi uma ideia na internet e resolvi tentar reproduzir para o meu aniversário de namoro, que é em Agosto!
    Para isso, eu gostaria da ajuda de vocês!!! Quem é de outro local fora do Rio de Janeiro, tira uma fotinho pra mim por favor?
    Pode ser numa paisagem local, num monumento maneiro... Ou se você tem uma amiga(o) de outra localidade e puder pedir... :)

    É só escrever em uma folha/placa/papelão, qualquer coisa, rs, no seu estilo, à sua maneira algo assim:
    "Érico, todo mundo aqui do (seu estado/cidade/país) sabe que Letícia te ama."
    OU
    "Érico, todo mundo aqui do (seu estado/cidade/país) sabe que a Letícia é louca por você!"

    Olhem o exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=BM3zzFCcaYw

    Quando estiver pronto, pode enviar pro meu e-mail: leticiabgportugal@hotmail.com
    Desde já agradeço à quem puder colaborar... e quem não puder, sem problemas! :)

    Beijossssssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, gostei muita da sua idéia. Adoro pessoas criativas. Infelizmente acho que não vou poder te ajudar porque neste dias estou evitando sair de casa porque estou muito gripada... De qualquer jeito, desejo que seu amor ame a sua surpresa. Um beijão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As italianas se vestem assim

Vida na Itália: Pão francês na Itália. Existe?

Vida na Itália: As curiosidades de uma casa italiana