Vida na Itália: As curiosidades de uma casa italiana

Sim, ela lava com água quente.
A saga começou na primeira vez que vim pra Itália. Usei muitas roupas, elas ficaram sujinhas e aí eu pensei: "Bom, agora não dá mais pra evitar. Vou ter que lavar roupa." Separei tudo em cores conforme manda o figurino e fui em direção à lavadora. Logo de cara já fiquei com cara de boba: a lavadora tinha não-sei-quantos-tipos de lavagem. Aperta botão daqui, gira botão de lá e... obviamente no primeiro dia, a lavadora me venceu pelo cansaço. Mas a maior surpresa de todas, foi esse botãozinho da foto ao lado.



Fui tomar banho e pensei: "Ué, o que aconteceu com o bom e velho chuveiro elétrico?" Na Itália, ele não existe como no Brasil. Ou se existe, eu nunca vi. Até hoje todo chuveiro que vi por aqui era como este. Pequenininho né? E eles funcionam a gás. 


  



Que a voltagem por aqui era 220V eu já sabia. Mas que a tomada tinha um tipo de entrada diferente da do Brasil, não. Aqui a tomada é assim, com três furinhos. Mas se você tiver um plug com dois furinhos, também é possível encaixá-lo aqui. Para todos os outros tipos, é necessário um adaptador.



Depois das surpresas pensei: "Agora vou fazer um café." Mas, cadê o bule, o coador e o filtro? Rá! De conhecido, só encontrei o pó de café. E nesse bulinho, chamado mooca mocóca moka, que eles fazem o café. Como? Dê uma olhadinha na foto da moka desmontada e descubra como. O primeiro café e todos os outros foram feitos pelo Francesco.

Desnecessário dizer que de manhã eu troquei o bom e velho café com leite pelo bom e velho leite com café solúvel né?
Tá bom, agora vamos falar de coisas mais simples como... passar roupa. Quando cheguei, compramos o ferro mais normal que consegui encontrar no mercado. Assim não teria nenhuma surpresa. Depois de alguns dias passando roupa, comecei a notar que ferro soltava uma espécie de "areia" que estava entupindo os buraquinhos por onde sai o vapor. Vi aquilo, mas achei que não fosse nada demais. Até que um dia, na praia, a Taty comentou: "...pra passar roupa tem que usar água desmineralizada." Fiz cara de boba outra vez e a Taty já entendeu. "Você usa água da torneira? Não pode! Você vai acabar com o ferro...". Droga, tava fácil demais pra ser verdade. Depois, conversando com ela, descobri que a água contém alguns minerais. Aqui se bebe água da torneira, mas essa água pode ser extremamente prejudicial à vida do ferro.

E as surpresas continuaram...








Este é o aquecedor (foto esq). Cada cômodo da casa tem um (ou dois se for um espaço grande) que emana calor nos dias de inverno.





E continuaram...


 
Aqui se faz coleta seletiva do lixo. O saco amarelo é para plástico e latinhas. O recipiente  branco é para papel, o verde para vidro e o marrom para lixo orgânico. Todas as famílias recebem uma cartilha com as instruções de onde deve ser colocada cada coisa. O caminhão do lixo passa de segunda à sábado e cada dia recolhe um tipo de coisa.

.



Esse todo mundo conhece. É um termômetro.

Só que no Brasil, normalmente temos em casa o termômetro pra medir a febre quando estamos doentes. Também tem esse aqui. Mas parece que italiano gosta bastante de saber a temperatura, porque praticamente todas as casas tem um termômetro grudado pendurado na parede. Normalmente no Brasil, se perguntássemos: "Quantos graus será que está fazendo hoje?", na certa alguém responderia: "Sei lá... uns 15°C." Mas aqui, toda vez que faz essa pergunta, eles correm pro termômetro. É meio que como olhar as horas. Esse aqui de casa é bem feioso, essa foto me lembra que eu preciso substituí-lo o quanto antes...

Por enquanto é isso. Fico por aqui pensando qual vai ser a próxima esquisitice que vou encontrar por aqui.

Um beijo a todos!

Comentários

  1. ahahahaha to rindo muito, adorei o post. Eu tambem fiquei assim quando cheguei aqui. Ahahah a agua do ferro, lembro sim desse dia ahahaha. Chuveiro eletrico nao existe aqui nao, sao todos como voce descreveu. So faltou uma coisa que voce nao citou que eu odeio em uma casa italiana: NAO TEM RALO NO BANHEIRO OU NA COZINHA. Em todas as casas que morei nenhuma tinha, e eu so fui descobri isso na primeira vez que resolvi lavar a cozinha. Minha amiga chegou e quando viu aquela agua na cozinha me perguntou: " O que voce esta fazendo"? e eu "Lavando a cozinha". Entao descobri o porque do espanto dela: " Mas como voce vai tirar toda essa agua se nao tem ralo pra escorrer??"
    Imagina a minha cara de bunda, ne? Tive que tirar com o pano, aff um horror. Agora comprei aqueles aspiradores que tiram ate agua, assim eu lavo o banheiro..hehe

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha! Pois é, eu felizmente notei isso antes de começar a lavar tudo no estilo "brasileiro de viver". Adorei essa sua história! Me sinto bem melhor sabendo que não fui só eu que passei por essas saias-justas!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Muito divertido seu post, que diferenças que nunca imaginei que pudessem existir, ou melhor, nunca imaginei um banheiro sem ralo, rsrs.

    Abraços,
    Verõnica

    ResponderExcluir
  4. Gata,
    Namoro com meu it a 3 anos... Ainda vivemos de idas e vindas. No momento estou no Brasa, ele na It... Estive aí todo o mes de agosto (queria ferias de 90 dias). Novembro amore chega em terra brasuca para uma temporada de 5 meses (ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa).
    Me identifiquei com todos os itens da tua lista, hahaha... só que com a moka já me relaciono bem.
    Adorei saber o lance da agua desmineralizada, sempre fiquei fula com o tal pozinho branco... agora já sei.
    Primeira vez no teu blog, e adorei!!!
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que bom que gostou. Pena que demorei tanto para ver seu comentário. Não recebi o aviso do blog... Desculpe!

      Excluir
  5. Haha...adorei esse post bem humorado.Eu adoroo cafe feito na moca,quando voltamos p/ SãoPaulo,trouxemos uma,queria ter trazido uma lavadora,pq a que eu usava aí era era ótima ...mas não cabia na mala...hahah
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Tb adoro a lavadora daqui. A roupa sai perfeita! Beijoss!

      Excluir
  6. Oi Larissa.

    Adorei seu post.
    Eu me lembro que na casa da minha avó tinha um boiler para esquentar a água do chuveiro. O banho tinha que ser super rápido pois quando a água acabava tinha que esperar esquentar tudo de novo.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ainda bem que hoje em dia não é mais assim. Pra mim, que adoro banhos longos seria um problema. Beijosss!

      Excluir
  7. ciao larissa ho visto le tue lezioni su youtube :) ti dico una notizia sull'acqua demineralizzata: non tutti gli italiani la usano. Ad esempio dove vivo io (Teramo, in Abruzzo) l'acqua del rubinetto è molto dolce e povera di calcare, quindi usiamo l'acqua del rubinetto anche per il ferro da stiro :)
    Tra pochi giorni vado a Fortaleza sai? Spero di imparare un po' di portoghese brasiliano! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciaooo! Auguri per il viaggio. Sono sicura che sarà meraviglioso e che imparerai tante cose andando direttamente lì. =)

      Excluir
  8. A tua lavodora è indesit reconheci porque os botoes sao iguais os da minha.

    ResponderExcluir
  9. Larissa muito legal e útil este post! a moka vende aqui e vem escrito na embalagem "cafeteira italiana" ... Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, não sabia disso. No Brasil, nunca tinha visto a Moka. Um beijão pra vc tb!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As italianas se vestem assim

Vida na Itália: Pão francês na Itália. Existe?