Aprendendo línguas de maneira tradicional e de maneiras alternativas

Comecei a ter contato com a língua italiana quando ainda morava em São Paulo, porque estava planejando vir pra cá. Fiz um ano de curso - seis meses antes de vir pra cá em abril de 2010 e mais seis meses depois que voltei dessa viagem de férias. Obviamente, tenho que agradecer muito à minha professora de italiano - Beijos, Maísa! Depois que terminei o primeiro módulo do curso, não pude mais continuá-lo porque a viagem para a Itália já tinha data marcada para acontecer e não haveria mais tempo hábil para me dedicar ao curso. Então pensei que precisaria de um método alternativo para continuar aprendendo. Foi quando tive a idéia de procurar no YouTube algum tipo de vídeo que me interessasse, mas que tivesse o áudio em italiano. Fiz a pesquisa digitando ragazza italiana (garota italiana) e dessa maneira, descobri a Clio ( ClioMakeUp ), que é uma das gurus mais famosas aqui da Itália. A princípio, assistia aos vídeos e não entendia necas uma palavra! Mesmo assim, todos os dias, quando chegava do trabalho, assistia, dois, três videos dela e, aos poucos, fui começando a entender o que dizia. Primeiro algumas frases, depois metade do video... Era um aprendizado lento, mas é uma boa opção pra quem não tem tanto tempo e dinheiro pra investir em um curso. Depois da Clio, fui descobrindo várias outras mulheres que faziam o mesmo tipo e vídeo e me apaixonei pelo mundo do make up no YouTube.
Sempre gostei muito de ler então, quando estive aqui na Itália pela primeira vez comprei um livro em italiano que também foi uma ótima fonte de aprendizado. Lógico, que dito assim, parece que eu estava lendo sobre Freud, Einstein ou coisa do gênero. Na verdade, não. Eu comprei um livro da Nora Roberts, minha autora predileta! Acho que o processo de aprendizado tem que ser uma coisa divertida, senão com o tempo você se cansa e acaba desistindo.
 Atualmente estou lendo "A favolosa (doppia) vita di Isabel Bookbinder e o próxima da fila "Un anello da Tiffany", já está esperando na gaveta do criado-mudo.

Glamour italiana. Ooops, a primeira da esquerda para a direita, na verdade é inglesa. Os assuntos abordados seriam praticamente no mesmo gênero da revista Nova Cosmopolitan.

Quando cheguei aqui na Itália, fui melhorando mais rapidamente porque aqui sou "obrigada" a falar em italiano. Claramente, esse é o método mais eficaz para quem quer aprender uma nova língua: viajar ou fazer um intercâmbio. Depois de quatro meses aqui, as pessoas ficavam impressionadas com o meu ritmo de aprendizado. Meu marido de vez em quando diz para as pessoas (todo orgulhoso): "Sinceramente não sei como ela faz pra aprender tão rápido!"
Na verdade, eu uso um truque: presto atenção nas frases que as pessoas dizem e qual o tipo de situação em que elas dizem aquilo. Depois, assim que tenho uma oportunidade, eu repito a frase e assim vou ampliando meu vocabulário de italiano!
Também existe um outro modo de aprender grátis on line através do site Livemocha  , onde é possível se inscrever gratuitamente e aprender de acordo com o seu tempo disponível. É preciso ter um pouquinho de força de vontade, mas vale a pena dar uma conferida.

Um beijo à todos!

Comentários

  1. Eu adorava saber falar Italiano...Acho um língua linda e muito romantica :)

    Beijos e bom final de semana*

    ResponderExcluir
  2. Mana ,vc nao ta so aprendendo rapido nao , cê já tá ficando com cara de italiana! eu amo o povo italiano , sao tao parecidos com o brasileiro , mas eu consideram que sabem aproveitar mais certas coisas da vida como a musica , familia e o vinho ! o Brasileiro e muito alegre mas na hora de usufruir rola ladeira abaixo . mesmo tendo sambistas de verdade so quer saber de pagode kkkkkkk! e é raro ver um brasileiro apreciar uma bebida ..na maioria bebem pelo "efeito" e nao pelo sabor ..

    ResponderExcluir
  3. Então Cátia, entra no site Livemocha.com , ali tem vários cursos de lingua à disposição e é grátis!

    ResponderExcluir
  4. Então mana, é a influência do povo que está me transformando aos pouquinhos. Tem muitas coisas em que o Brasil ganha da Itália e outras em que a Itália ganha do Brasil. Posso dizer que amo os dois!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Larissa! Parabéns pelo blog tô devorando rsrs....final de outubro me mudo pra Itália, eu e meu marido temos esse projeto a alguns anos, os quais já venho me preparando na língua italiana até criei um blog pra mim estudar o italiano depois passa lá pra ver www.cursoitaliano.com.br
    Então além do livemocha tem tbm o http://www.busuu.com/pt
    Continue a nos encantar com a cultura e curiosidades italianas saiba que vc está ajudando mto gente! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cássia. Fico muito feliz em receber mensagens como a sua. Um beijão e boa sorte na sua nova vida na Itália!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As italianas se vestem assim

Vida na Itália: Pão francês na Itália. Existe?

Vida na Itália: As curiosidades de uma casa italiana