Atendimento em lojas na Itália

Como todos sabem, estou organizando meu casamento que será no mês de maio. Por esse motivo, estou visitando lojas, restaurantes e assim por diante para que tudo esteja pronto quando chegar a hora.
Na verdade, este post não é para falar sobre o casamento. É para falar sobre a qualidade do atendimento que encontro nas lojas. Não sei se é porque até agora só entrei nos lugares certos, mas o fato é que, em todos os lugares onde estive, os atendentes foram muito simpáticos, me explicaram as especificações dos produtos, quando usar, quando não usar, qual a diferença entre um e outro e assim por diante. Como disse, talvez tenha sido pura sorte, entrar em locais onde os vendedores conheciam muito bem o produto que vendiam. Mas a impressão que tenho é a de que no Brasil, na maioria das lojas onde estive, os vendedores só sabiam dizer que "essa roupa ficou linda em você!"(mesmo que a roupa me deixasse gorda), "esse perfume é maravilhoso" (mesmo que fosse horrível) ou coisas do tipo. Tudo pelo dinheiro, tudo para vender.
Aqui tenho a impressão de que as pessoas realmente querem te ajudar a encontrar o que você procura. Claro que às vezes, tem aquela estratégia de marketing. Dizem coisas tipo: "não tenho esse corretor, mas tenho esse outro que também é buonissimo." Mas acho que até aí é normal. O que não é normal é a técnica do empurrômetro. Ou aqueles casos em que você está simplesmente olhando a vitrine e o vendedor já chega com aquele: "oi, precisa de ajuda??? (assim mesmo, com três pontos de interrogação!) Detesto! Aqui os atendentes me deixaram muito à vontade. Posso olhar, tocar, provar o quanto quiser, e quando decidir o que quero, chamo alguém. Não gosto de fazer comparações. Mas sinceramente não se trata de uma comparação de países, e sim, do jeito que mais gosto de ser tratada quando vou às compras ou em busca de algum serviço. Sinceramente, eu prefiro assim.


Um beijo a todos!

Comentários

  1. ciao bella fico feliz q esteja chegando o dia do seu casorio, boca al lupo. entao qnto a esse post , sabe q nao concordo, nao sei se pq eu aqui moro ao norte, mais as atendentes sao tao gentil assim nao, principalmente se sai sem comprar niente , te mandam a aquele pais, um vafanculo, mais preciso, no Brasil , secondo me as pessoas sao mais simpaticas... beijao e bom casorio

    ResponderExcluir
  2. Oie! Grazie per gli auguri! Allora... hoje eu conheci a Taty do blog Vivendo e Escrevendo e ela me disse que as pessoas aqui na região de Marche são mais gentis mesmo. Mas disse que já morou em outros lugares e o atendimento não era tão bom. Fiquei feliz porque vim parar no lugar certo! Beijos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As italianas se vestem assim

Vida na Itália: Pão francês na Itália. Existe?

Vida na Itália: As curiosidades de uma casa italiana